Ventur Metro
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
João Lucas Simões
Laboratório de Fluido mecânicos
1º/2015
Introdução
• Alguns medidores de vazão utilizam de uma restrição na linha de fluxo, provocando assim uma diferença de pressão que varia com a quantidade de fluido que escoa pelo tubo.
Exemplos de medidores de vazão por pressão diferencial Placa de orifício
Bocal de fluxo
Tubo de pitot
Esse tipo de medidor é usado na aviação para medir a velocidade do ar
Efeito Venturi
• “O efeito Venturi (também conhecido como tubo de
Venturi) ocorre, quando num sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento diminuindo sua pressão e consequentemente aumentando sua velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre " também " uma baixa pressão, e se neste ponto se introduzir um terceiro duto ou uma sonda, encontrará uma sucção do fluido contido nessa ligação. Este efeito, demonstrado em 1797, recebe seu nome do físico italiano Giovanni Batsta Venturi (1746-1822).” http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Venturi • A restrição na linha de fluxo provoca um aumento na velocidade, reduzindo a pressão.
Por essa diferença de pressão, é medida a vazão. O efeito venturi rege o funcionamento não só de medidores, mas de vários outros dispositivos, principalmente de mistura, como é o caso do carburador simples. Funcionamento do venturímetro
Devemos considerar que não há perda de carga na tubulação, mantendo as velocidades e alturas piezométricas, a equação da conservação da energia estabelece que:
E como
Temos que:
Aplicamos a equação da continuidade nas seções 1 e 2:
Substituindo o valor de V1 dado pela equação anterior na equação de
Bernoulli e trabalhando algebricamente:
Conforme a equação da vazão, temos que:
Na prática, existe uma perda de carga no tubo Venturi que não é considerada na equação, causada principalmente pelo atrito nas paredes do tubo.