Projeto de pesquisa: woodstock
WOODSTOCK: DIAS DE PAZ E MUSICA
Érika Cristina da Silva
UniFMU
2005
SUMÁRIO
Introdução 3
Justificativa 4
Objetivos 7
Metodologia 8
Cronograma 9
Bibliografia 10
INTRODUÇÃO
Este projeto objetiva o aprendizado para um projeto futuro, no caso, o TGI, e a criação de um novo produto para o mercado.
O título “Woodstock: dias de paz e música” quer mostrar o que veio a ser este festival, que influenciou muita gente e mudou o modo de pensar de toda uma geração.
Acreditamos também que este trabalho poderá contribuir para o conhecimento específico do tema.
JUSTIFICATIVA
O ano de 1969 foi marcado mesmo pelo festival Woodstock o maior de todos os festivais de rock, realizado no fim de semana de 15 a 17 de agosto, em Bethel , Nova York , um mês depois do homem ter pisado na lua. O evento se chamava Woodstock Music & Art Fair, subtitulado "Primeira Exposição Aquariana". Seu slogan "três dias de paz e música" logo foi modificado para "três dias de paz e amor". O valor do ingresso para o fim de semana era 18 dólares, mas a maior parte do público invadiu o local derrubando as cercas (como pode ser visto no filme "Woodstock" de Michael Wadleigh). A música rolou quase sem parar para meio milhão de jovens, com um cast de artistas que formavam um verdadeiro Quem é Quem do rock.
Na manha de segunda feira, dia 18 de agosto, sob um imenso sol alaranjado, Jimi Hendrix sobe ao palco, brindando aqueles que ainda não tinham ido embora do local, com sua interpretação do hino nacional dos EUA, "The Star Spangled Banner" arrancando de sua guitarra explosões de bombas, granadas, rajadas de metralhadoras e roncos de helicópteros, numa clara alusão a guerra do Vietnã. Aqueles que tiveram o privilégio de viver o festival de perto saíram sentindo-se ungidos de santidade. Ainda haveriam outros festivais (como o de Altamont, com 300 mil pessoas), mas nenhum com a força de um Woodstock.
Mas o Woodstock não foi só