Ventilação mecânica
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo apresentar informações teóricas e de aplicações práticas acerca do assunto ventilação mecânica que é matéria conteúdo da disciplina de Sistemas Fluidos do curso de engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia Mecânica Souza Marques. Este trabalho, portanto, vem concluir toda a abordagem relativa ocorrida em sala de aula através das aulas ministradas pelo professor da disciplina, Sr. Jorge Ferreira.
2. ABRANGÊNCIA
Ventilação mecânica é um assunto bastante diversificado e devido a esse fato toda a abordagem geral acerca do tema foi partilhado entre vários grupos de alunos. O trabalho aqui desenvolvido apresentará dissertação que envolverá análise sobre os seguintes campos:
Ventilação Geral;
Ambientes Normais;
Locais de Concentração de Pessoas;
Locais Confinados Úmidos.
3. VENTILAÇÃO – DEFINIÇÃO
Define-se ventilação como sendo o processo de retirada ou fornecimento de ar por meios naturais ou mecânicos de ou para um recinto fechado sendo dois os tipos de ventilação:
Ventilação Natural;
Ventilação Forçada.
4. QUALIDADE DO AR
Para qualquer ambiente passível presença humana, por menos habitada que seja durante qualquer espaço de tempo, o ar em seu interior deve estar dentro dos valores estabelecidos para a sua qualidade.
Qualidade do ar aceitável é definida como o ar sem concentrações de contaminantes prejudiciais à saúde e com o qual uma parcela significativa de pessoas expostas se sintam satisfeitas.
Os diversos agentes químicos que entram em contato com o organismo dos trabalhadores podem apresentar uma ação localizada ou generalizada (diversos órgãos). As principais vias de penetração destas substâncias no organismo são:
Respiratória (inalação) - ar inalado durante a jornada de trabalho.
Digestiva - através da higienização dos locais de refeitórios e individual.
Cutânea - limitada a certas substâncias