Venezuela
No âmbito da disciplina de Química, foi-me proposto elaborar um trabalho, cujo tema é abordar acerca da Pilha de Daniell.
Neste sentido fica Claro, interpretar este artigo nas seguintes metas:
. Conceito
. Funcionalidade
. Importancia
. Estrutura e outros pontos.
Pilha é qualquer dispositivo no qual uma reacção de Oxirredação expontanêa produz a corrente eletrica. Segundo investigadores, a pilhade Daniell, terá surgido (1836), devido a necessidade de se obter fontes de energia confiaveis e setaveis, quando o uso de telegrafia crescia.
Mesmo que os electrons não tivessem sido descobertos ainda, a pilha de Daniell era constituida de Electrons; Cobre e Zinco, interligados e respectivamente imersos em solução aquosa de Cu2+eZn+2.
A energia gerada pela pilha é muito importante, sendo utilizada para alimentar por corrente electrica, os computadores portateis, lamternas, rádio e outros aparelhinhos.
Mas porquê falar de Energia em Quimica?
A electroquimica- é uma área quimica cuja função é compreender as reacções quimicas que podem ser usadas para gerar electrecidade, e através delas poder obter inergia.
A pilha de Daniell recentemente foi substituida pela Pilha Seca (Pilha de Leclanché).
Pilha de Daniell
1.2 Breve Historial
Embora o homem conhecesse a eletricidade desde a Grécia antiga, seu aproveitamento e o conhecimento de sua natureza só começou a surgir a partir do fim do século XVIII. Nessa época, a eletricidade era produzida por fricção (eletricidade estática), não se conhecia ainda a corrente elétrica, tal como chamamos hoje. Alessandro Volta (1745-1827) professor de Física, compreendeu que a eletricidade não havia sido gerada pelo animal, mas pelos metais diferentes mergulhados no mesmo meio líquido (o corpo animal contém líquido). Em 1795, conseguiu obter eletricidade, mergulhando um pedaço de cobre e um de zinco em uma solução de ácido sulfúrico, construindo o primeiro gerador elétrico. Para aumentar o efeito do seu gerador, Volta