Venezuela - atualidades
A Venezuela, também conhecida como República Bolivariana da Venezuela é um país independente localizado no norte da América do Sul, abrangendo uma área de 912 050 km² na qual se encontra uma população nacional de aproximadamente 28,5 milhões de habitantes. O sistema político adotado pela Venezuela é a república presidencialista. Embora durante o regime de Hugo Chávez, vários críticos tenham o colocado como uma ditadura.
O primeiro mandato de Chávez, inspirado em ideais Bolivarianos, prometia várias transformações políticas. Segundo o antigo presidente, seu governo representaria uma transição entre uma democracia representativa e uma democracia participativa, entretanto para os críticos era apenas uma forma para o presidente se manter no poder. E aí surge a pergunta sobre a Venezuela ser uma ditadura ou uma democracia.
O fato é que o investimento em causas sociais do governo de Chávez mudou bastante a situação econômica dos venezuelanos. É fato que, após dez anos de mandato e pregação dos ideais de Simón Bolívar, o índice de pobreza na Venezuela caiu de 20 para 9,5%. Melhorando as condições sociais dos cidadãos.
Entretanto, com a posse do atual presidente Nicolás Maduro após a morte de Hugo Chávez, a Venezuela vem enfrentando vários protestos das camadas populares, que estão insatisfeitas com a inflação (desvalorização da moeda) e a escassez de produtos básicos como alimentos. A oposição culpa as políticas governamentais, o controle de preços sobre produtos e restrições quanto moedas estrangeiras.
As causas das manifestações também se estendem, além da economia, para problemas como aumento no índice de criminalidade e a oposição ao presidente eleito, Nicolás Maduro. E a situação social alarmante coloca em cheque a autoridade do governo venezuelano, já que o presidente afirma que as manifestações comandadas por estudantes são tentativas de partidários para derrubá-lo.
A insatisfação causada pelo atual governo de Maduro, chama atenção para as