Mercosul
Mercosul ou Mercado Comum do Sul é uma integração, um bloco econômico, entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, envolvendo decisões econômicas, políticas e sociais. Também buscam solucionar ou amenizar problemas sociais.
É um projeto de sucesso internacional político e econômico – comercial.
Origem do Mercosul
O Mercosul foi criado com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai em 26 de março de 1991, mas ele é resultado de um longo processo histórico.
Em 1941 ouve-se uma tentativa de criar um União Aduaneira, entre Brasil e Argentina,mas devido a diferencias políticas e diplomáticas, não houve sucesso. A “Declaração de Iguaçu” foi o primeiro acordo entre Brasil e Argentina, que houve um trabalho conjunto.Firmando em 26 de Julho de 1986, dando origem ao Programa de integração e Cooperação (PICE).A integração entre Brasil e Argentina, foi antecedente imediato do Mercosul.
Em 1990 ouve uma reunião de Ministros das relações Exteriores e da Economia, foi lançado uma proposta de união ao futuro mercado comum, que iria integrar Brasil e Argentina para Chile, Paraguai e Uruguai. Paraguai e Uruguai aceitaram imediatamente,por ter em vista os laços econômicos e políticos que os unem a Brasil e Argentina mas Chile decidiu apenas observar de imediato.
“A partir do protocolo de Ouro Preto em 17 de dezembro de 1994, o Mercosul passa a contar com um estrutura institucional definitiva a partir de então negociar como bloco acordos internacionais”
Foi no início de 1995 com o Protocolo de Ouro Preto, que foi determinado a forma de funcionamento do Mercosul tal qual se conhece hoje.
Objetivos
Para uma aproximação maior do Mercosul, atingindo assim seus objetivos, o processo de integração classificam-se segundo o grau de profundidade dos vínculos que se criam entre os países envolvidos.
1° Zona de Preferência Tarifária – que assegura níveis tarifários preferenciais para o conjunto de países que pertencem à Zona.
2° Zona Livre de Comércio