vendedor
Quando falamos dos Meios Multissensoriais no ensino e na aprendizagem, estamos relacionando um conjunto de elementos, que contribuem na eficácia do ensino. São eles: alunos, professores, matéria a ensinar, objetivos a serem alcançados, situação ambiental da sala de aula( temperatura, iluminação, tamanho, disposição das cadeiras, tempo entre outros.), com a harmonização destes elementos pode-se obter resultados satisfatórios no ensino sendo beneficiado os docentes e discentes, tanto no nível de ensino da instituição.
O PROBLEMA
Vejamos agora algumas maneiras de ensino.
Professor A – Em uma de suas aulas sobre “ Insetos do Algodão”. O professor A distribuiu um texto mimeografado em que aparecem as pragas do algodoeiro e os seus nomes científicos, juntamente com seus nomes popular.
Isso chamou a atenção de alguns alunos e um deles disse ao outro:
- “Escuta não seria bem melhor se o professor A mostrasse alguns slides sobre estes bichos todos.”
- “Claro que seria, disse o colega. É impossível visualizar as formas, tamanhos e cores somente com palavras.”
Professor B - utiliza um álbum seriado para cada parte do seu curso, com um roteiro com os principais pontos que desenvolve na aula. Os poucos desenhos que é utilizado nos grandes roteiros, quebram a monotonia do material.
Professor C - em suas aulas utiliza slides como método de ensino, mas no decorrer do tempo os slides deixaram de ser, algo atrativo fazendo com que seus alunos perdessem o interesse, pois essa forma de aula utilizava a maior parte do tempo no escuro, no qual estimulavam os alunos a tirar uma boa soneca.
A UTILIZAÇÃO NEGATIVA DOS RECURSOS VISUAIS.
Professor A – não utiliza os slides. Professor B – utilização de um roteiro com principais pontos Professor C – utilização de slides em ambiente escuro
Métodos repetitivos de ensino podem ser classificados como “preguiça docente”, professores que utilizam de tais recursos podem