vendas
10 pecados que os vendedores de loja mais cometem
Cliente não é Deus. Deus perdoa, já o cliente…
Confira uma lista com os pecados mais cometidos por vendedores de loja.
Pecado n° 1 – Não se preparar
Dificilmente você encontra uma criança que sonha em ser vendedor. Boa parte das pessoas que estão nesta profissão, aceitaram por não ter outra coisa melhor. A ilusão de que um dia alguma coisa melhor cairá do céu, faz com que vendedores do varejo não queiram se aperfeiçoar. Vender é algo fascinante e sim, é possível crescer muito e ganhar dinheiro como vendedor de loja. Mas é preciso querer aprender e praticar atitudes e técnicas de vendas.
n°2-Fazer parte de rodinhas de vendedores
A cena é super comum! Você entra em uma loja e encontra uma fila de vendedores esperando o próximo cliente. Ou ainda, quando tem pouco movimento, os vendedores se agrupam em uma rodinha para conversar (fofocar). Diante de uma parede de vendedores ou uma panelinha, o cliente se sente pouco à vontade dificilmente comprará alguma coisa.
n°3-Abordagem desanimada ou decorada
Varejo é alegria e os vendedores precisam ter simpatia e um sorriso espontâneo. Os clientes não querem ser simplesmente atendidos, querem que o vendedor lhes proporcione uma experiência agradável. Na era em que quase tudo também pode ser comprado pela internet, só sobreviverão os vendedores que entenderem que os clientes não compram somente o produto ou o serviço. Compram uma experiência positiva, um sorriso no rosto e o entusiasmo do vendedor.
n°4-Não dar espaço para o cliente
Sabe por que tantos clientes falam: “Não obrigado! Estou só dando uma olhadinha.”? Porque muitos vendedores chatos ficaram em cima deles, sem dar espaço para que pudessem ao menos respirar. Ficar igual uma sombra atrás dos compradores faz com que eles desistam rápido demais. Esteja pronto para atendê-los, mas dê espaço para que possam caminhar pela loja.
n°5-Abandonar