Vendas
Imagino que a esta altura você e sua equipe já definiram suas ações e metas de vendas para os primeiros meses de 2010. Perder tempo nesse ponto é realmente um atraso significativo na preparação do espírito e atitude da turma. Se ainda não fez, sugiro que tire um tempo importante para fazê-lo, considerando as diversas possibilidades, na verdade uma análise SWOT cairia bem como base para melhores decisões em vendas. Também o convite a um bom palestrante de vendas é um toque de qualidade.
Deixe-me dar algumas dicas para interferir em suas ações neste ano:
1. PROSPECÇÃO SEMPRE – Pensar sobre novas possibilidades, novos mercados, novos clientes, isso é estimulante e renova nossas habilidades de criação, relacionamento e adaptação. O Perigo em não fazer vem da acomodação, pensar que os bons e velhos clientes estarão sempre lá, com a mesma disposição e que “tudo estará como antes no quartel de Abrantes”. Dentro do planejamento de vendas, separe ações e tempo para realizar este processo. Sem ansiedade preferencialmente, pois a melhor prospecção é plantada.
2. PENSAR SEU PRODUTO-SERVIÇO – Até onde seu produto ou serviço pôde chegar até 2009? Porque não chegou até determinados mercados e clientes? As respostas a estas perguntas devem gerar vantagens e benefícios agregados que serão seus novos diferenciais. Questione com profundidade, sem medo, viaje pelo campo do imaginário e crie, pense seu produto-serviço, tenha um produto-serviço realmente inteligente. Pense seu produto horizontal e verticalmente.
3. NOVAS ABORDAGENS – Sabe aquela abordagem de sempre? Que todo mundo do seu ramo utiliza? O Cliente já esta esperando e certamente já tem também as objeções prontas, então mude a abordagem, pense em outras facetas do seu produto-serviço e explore na forma de abordar, mude sua proposta, mude seus enfoques.
4. NOVO ESTILO DE NEGOCIAÇÃO – Tenho desenvolvido uma tese em vendas que tem como base o sentimento das pessoas,