Venda pesoal
Venda pessoal
“A venda pessoal consiste na comunicação direta com uma audiência qualificada de clientes, em que o vendedor é a fonte de transmissão e recepção de mensagens”, conforme relatam Zenone e Buairide (2005, p. 58).
A venda pessoal é a mais antiga forma de comunicação. O vendedor é o personagem principal para que ela aconteça. Atua como o elo empresa/cliente e exerce uma atividade bidirecional, ora representando a empresa no cliente, ora representando os desejos do cliente para a empresa.
Propaganda
Significa a divulgação de mensagens com o fim de influenciar pessoas ou o público em determinado sentido.
“A propaganda é a aplicação comercial da arte de persuasão humana.” (GELTZEL apud SILVA, 1976)
Existem três tipos de propaganda:
1. Direta - Envio ao consumidor de anúncios de diversas naturezas, como brochuras, cupons de desconto, amostras, cartas ou catálogos.
2. Falsa – Aquela que divulga qualidades ou vantagens de um produto ou oferecidas por uma organização, mas que não correspondem à verdade ou que jamais serão cumpridas.
3. Propaganda no PDV – Realizada nos locais onde os produtos são vendidos. O público vê matérias de propaganda como pequenos cartazes, displays, letreiros guirlandas, manequins ou stands.
Relações públicas
Segundo Kotler e Keller (2006, p.593), é qualquer grupo que tenha um interesse real ou potencial na empresa, ou que possa ter impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos.
É importante destacar que o papel das relações públicas na comunicação organizacional é diferente do exercido pela propaganda. Paul Homes, editor da revista Inside PR, citado por Zenone e Buairide (2005, p.54), afirma: “enquanto a propaganda é uma importante ferramenta de comunicação, relação pública é muito mais que isso, é uma caixa de