Velocidade do som
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Nome Completo
Matrícula
[pic]
7º Relatório de Física Experimental – VELOCIDADE DO SOM
Fortaleza
Agosto de 2011
Conteúdo
(a) Objetivos 3
(b) Material 4
(c) Introdução teórica 5
- O que é ressonância? 5
- O que é a amplitude? 5
- O que é harmônico fundamental? 5
(d) Procedimentos 6
(e) Questionário 7
(f) Conclusão 8
(g) Referências 9
(h) Anexos 10
Objetivos
Essa prática tem como objetivo determinar a velocidade do som no ar, utilizando-se da propriedade de ondas chamada ressonância.
Material
- Cano de PVC com êmbolo;
- Diapasão de frequência conhecida;
- Martelo de borracha;
- Fita Métrica;
Introdução teórica
Para calcular a velocidade do som, faz-se uso das mais diversas propriedades de ondas magnéticas. Então, para poder chegar até a velocidade do som, precisa-se entender algumas informações sobre ondas.
- O que é ressonância?
Todo corpo possui uma ou mais frequências naturais de vibração. Isso significa que quando uma onda de mesma frequência natural de vibração que um corpo em repouso incidir sobre ele, ele irá vibrar mais facilmente. Essa é a chamada ressonância, que foi descoberta por Galileu Galilei em 1602, quando ele estava estudando pêndulos e os conhecimentos foram aprimorados por diversos estudiosos com o passar do tempo. Apesar de parecer que não, a ressonância é um fator muito importante que deve ser levado à sério em diversos aspectos, como, por exemplo, nas construções.
Um dos principais e mais famosos exemplos de descuido em relação à ressonância é a caso da ponte de Tacoma Narrows. Em 1940, poucos dias depois de sua inauguração, a ponte de 2800 m de comprimento entrou em ressonância com os ventos do local e começou a vibrar violentamente, o que causou sua queda. A partir desse incidente, passou-se a analisar seriamente os fenômenos de