velocidade do som
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL II
Capítulo 12: VELOCIDADE DO SOM
MARINGÁ, 15 DE SETEMBRO DE 2014Resumo
O som é uma onda mecânica que possui frequência e intensidade necessárias para que ele possa ser ouvido pelos seres humanos, embora os homens não possuam uma percepção necessária para ouvir os sons de todas as frequências possuindo algumas limitações. E ele se propaga através de meios materiais, sendo o ar o principal deles. O meio de propagação do som interfere diretamente na sua velocidade. Um determinado som pode ser caracterizado pela sua altura, timbre e intensidade. Já em relação às características das ondas sonoras elas são compostas por nó, a junção entre os ventres, a amplitude, ou seja, tamanho das ondas e o comprimento de onda, distância entre os ventres. De acordo com a característica de cada tipo de som esse será perceptível a determinado ser vivo, pois os animais e os homens escutam sons de frequências distintas.
Palavras-chave: som; onda; velocidade.
Introdução Geral
Existem dois tipos de ondas as mecânicas produzidas por meios materiais e as eletromagnéticas produzidas por meio de campos elétricos. Dentre as ondas mecânicas está à onda responsável por produzir os efeitos sonoros, o conhecido som. As ondas sonoras são longitudinais e se propagam nós três estados físicos da matéria. As ondas longitudinais assim como o som possuem a característica de mover-se na mesma direção dos corpos que estiverem em seu caminho de propagação.
O som possui uma velocidade de propagação que dependerá do meio físico em que ele será propagado, quando uma onda sonora se propaga no ar ela produz no meio em que esta passando zonas de compressão e rarefação. As ondas sonoras quando passam pelo ar não arrastam as partículas do mesmo apenas fazem com que essas vibrem em torno do seu ponto de equilíbrio. Assim se torna possível o comportamento de compressão e rarefação do ar,