Velocidade de rea es Estudo qualitativo
Jaqueline Rocha
Maurício Pereira
PRÁTICA NO03: Velocidade de reações – Estudo qualitativo
DATA: 16 / 04 / 2015
1. INTRODUÇÃO:
A termodinâmica nos informa a direção e a extensão de uma mudança química, porém não indica como, nem a que velocidade, a reação se processa. A velocidade de uma reação deve ser entendida como a mudança da concentração de um reagente ou produto dividida pelo intervalo de tempo no qual a mudança ocorre. Muitos fatores influem na velocidade de uma determinada reação, entre eles: a temperatura dos reagentes, a concentração, a presença de catalisadores e a extensão da superfície de contato entre os reagentes.
• Temperatura: A velocidade das reações químicas aumenta rapidamente com a elevação da temperatura; em regra, a velocidade de uma reação, nas proximidades da temperatura ambiente, duplica com a elevação de 10 ºC. Com o aumento da temperatura, aumenta-se a Energia Cinética e, conseqüentemente, o número de colisões entre as partículas.
• Concentração: A velocidade de uma reação, geralmente, depende da concentração dos reagentes, pois quanto maior a quantidade de soluto por volume da solução, maior o número de colisões entre as partículas. • Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação sem ser consumida; depois que cessa a reação, ela pode ser recuperada da mistura reacional quimicamente inalterada. Sua presença é indicada escrevendo-se seu nome ou fórmula sobre a seta que indica o acontecimento da reação química em questão.
• Superfície de Contato: Quanto menor forem as dimensões das partículas dos materiais reagentes, maior será a área superficial total exposta, o que permite um melhor contato a qualquer instante, resultando em reações mais rápidas.
2. OBJETIVO
Verificar experimentalmente alguns fatores que determinar ou influenciam a velocidade das reações, tais como: temperatura, concentração, catalisadores superfície de contato. Observar quantitativamente a influência da