velocidadde vetorial

282 palavras 2 páginas
Ao estudarmos conceitos físicos, muitas vezes temos que caracterizá-los com uma unidade de medida. No entanto, sabemos que para algumas grandezas físicas (como posição, deslocamento, velocidade e aceleração) ficarem bem caracterizadas, não basta apenas colocar uma unidade. É preciso também conhecer a sua intensidade e a sua orientação no espaço. Essa análise é observada no estudo da cinemática vetorial.

Se considerarmos a grandeza física velocidade média () como sendo um vetor, podemos defini-la como sendo a razão entre o vetor deslocamento, , e o tempo gasto, (que é um escalar sempre positivo). Tratando-se de um estudo vetorial, dizemos que a velocidade média de um móvel qualquer é um conceito que envolve módulo, direção e sentido. A direção e o sentido do vetor velocidade média é o mesmo adotado para o vetor e seu módulo é dado pela razão entre o módulo do vetor deslocamento () e o respectivo intervalo de tempo () gasto pelo móvel para percorrê-lo.

Quanto à velocidade vetorial média, devemos saber que ela não dá detalhes sobre o tipo de movimento entre os pontos A e B, nem sobre a forma da trajetória do móvel, já que envolve apenas as posições e os instantes extremos (início e fim) do trecho em estudo. Portanto, temos:

Pode-se definir o vetor velocidade instantânea, v, no ponto A, como o limite para o qual tende a velocidade vetorial média quando o ponto B é tomado cada vez mais próximo de A.

Quando o ponto B se aproxima do ponto A, a direção do vetor deslocamento, , tende para a direção da tangente à trajetória em A, de modo que o vetor velocidade instantânea, v, é, em qualquer ponto, tangente à trajetória nesse

Relacionados