Veja T picos
Parte inferior do formulário
Veja Tópicos
Atualizar
thays16
Documentos Salvos
Trabalhos Consultados
Trabalhos Que Doei
Configurações
Atualizar
1. Página Inicial >
2. Filosofia
3. >
4. Marx e educação
Marx e educação
Enviado por luckas28
20/04/2013
1476 Palavras
Página
5 de 6
Marxismo e Educação
Helton Sales
A discussão realizada neste texto busca analisar elementos essenciais em torno do tema Educação e Marxismo. Sistematiza fragmentos do pensamento de Marx e Engels sobre Educação; analisa a base do pensamento Marxista sobre Educação e História.
Marx e Engels, no livro "A Ideologia Alemã", realizam uma crítica à concepção idealista da História[1] e demonstram a necessidade da análise contextual e sociológica do período histórico do séc. XIX para uma possível transformação social na Alemanha e no Mundo.
A crítica de Marx e Engels em relação ao idealismo hegeliano se dava na medida em que este afirmava que é o pensamento que constitui o homem real e que as ideias são agentes fundamentais ou únicos da transformação histórica.
O materialismo Histórico[2] desmistifica a inversão realizada pelos hegelianos, analisa a mentalidade social de baixo para cima, desce a filosofia dos céus para terra, reconhece que as ideias e seu desenvolvimento são frutos da evolução material dos homens e que não existe, portanto, história das ideias, mas uma história vivida e construída por "homens vivos" que com sua luta por sobrevivência e subsequente vivência desenvolve as relações de produção[3].
A mudança dessas relações de produção e o desenvolvimento das mesmas é que geram as ideias, a filosofia, a religião, os valores morais, as leis, em suma, a mentalidade social; Assim é a realidade material que determina as ideias e não ao contrário, como podemos verificar na reflexão de Marx-Engels:
São os homens que desenvolvem a sua produção material e o seuintercâmbio material que, ao mudarem essa sua realidade, mudam também o seu pensamento e os