PRINCIPAIS RECURSOS MINERAIS DO BRASIL
MINÉRIO DE FERRO
O minério de ferro é uma das matérias-primas de uso mais antigo, tendo sido descoberto no período Neolítico e, desde então, ampliado o seu leque de aplicação e utilizado essencialmente para a fabricação de aço.
Destaca-se que as reservas de minério de ferro no planeta ocorrem em mais de 92% nas rochas geradas entre 2,7 e 2,0 bilhões de anos atrás. Este fato caracteriza uma situação geológica muito específica para formação de acumulação do ferro, que envolve: atmosfera muito pobre em oxigênio (estima-se que teria uma concentração de 1% quando comparada com a atmosfera atual); presença de um supercontinente (semelhante ao que surgiu no final do Paleozoico, com a formação do Pangea) e atividade excepcional de organismos unicelulares (ou cianobactérias), entre outros aspectos.
No Brasil, o minério de ferro é o metal explorado mais importante, tanto por sua reserva quanto por sua importância econômica na balança comercial. Nas últimas décadas, o Brasil se tornou um dos maiores produtores de ferro do mundo. Suas reservas apresentam vantagens por suas características tecnológicas naturais, cujas jazidas são de fácil extração, produzindo grandes volumes a custos baixos.
A característica do minério de ferro brasileiro faz que nosso produto entre no mercado de ferro mundial com grande vantagem competitiva, em razão de aspectos genéricos (minérios com alto teor de ferro e baixo teor de elementos deletérios) e de exploração (minas a céu aberto).
A produção brasileira de minério de ferro em 2013 atingiu 386,3Mt (milhões de toneladas), com um teor médio de 63,6% de ferro. Em relação a 2012 houve uma diminuição de 3,6%, causada pelas condições climáticas adversas no final do ano nas Regiões Norte e Sudeste e pelo atraso no recebimento das licenças ambientais para a lavra de seções de algumas minas da VALE S/A, o que impediu a sua operação em plena capacidade. O valor da produção somou R$ 63,3 bilhões