Veja como evitar ter seu caminhão roubado ou furtado
03/10/2010
Veja como evitar ter seu caminhão roubado ou furtado
Você já foi assaltado enquanto pilotava seu caminhão? Todo mundo que está na estrada está sujeito a isso. Porém, um grande erro é pensar que apenas a carga atrai os assaltantes. Existem diversos modelos de caminhões que são visados por seu próprio valor. Segundo o Coordenador de Operações da Segsing, empresa especializada em recuperar caminhões roubados, Erinaldo Baia, os veículos mais velhos são geralmente usados para desmanche, enquanto os mais novos são remarcados e voltam para a estrada.
Ainda segundo Baia, existem duas condições que geralmente permeiam um assalto com foco no caminhão, estar em uma área de risco e ter um veículo visado (veja tabelas abaixo). Quando você está nessas condições, deve redobrar o cuidado, pois o assaltante geralmente vai atrás do veículo que oferecer menos barreiras.
O estado de São Paulo corresponde a 79% dos sinistros do país, por isso é o local onde o motorista deve ter maior atenção, inclusive para não cair em algumas armadilhas comuns. Segundo a Segsing, uma que acontece bastante é um carro passar e avisar que tem algo de errado com a carga ou com o caminhão, em seguida passa outro falando a mesma coisa, depois outro e quando o motorista para é abordado pela quadrilha. Eles usam carros inclusive com mulheres e crianças para não levantar suspeitas.
Por conta do grande número de roubos de caminhão no Brasil, a Segsing criou um treinamento para seus clientes, para prevenir essas situações. Além de informações teóricas sobre a atuação dos assaltantes e como agir em caso de um assalto, o treinamento tem ainda uma parte prática. O coordenador de campo da empresa, Wagner Manoel, conta que após o treinamento, as empresas chegam a ficar de nove meses a um ano sem sinistros.
Ainda segundo Manoel, eles agem sempre de forma parecida, efetuam a abordagem e anunciam o roubo, então assumem a condução do veículo e transferem as vítimas para um veículo de