Vegetação do Centro-Sul
Santa Cruz das Palmeiras, 06 de novembro de 2012
Sumário
Introdução
A pesquisa fala sobre a vegetação no Centro-Sul, a região mais desenvolvida do país. Nela existem as maiores indústrias, é onde elas mais estão concentradas. Além disso tem diferentes tipos de vegetação como: a Mata Atlântica, a Mata das Araucárias e Cerrado. O Cerrado é muito quente por isso tem árvores e plantas com tronco retorcido, a Mata Atlântica abriga toda costa e a Mata das Araucárias tem enormes árvores e produz o pinhão (sua semente) que é muito utilizado em enfeites de árvores de Natal.
Vegetação no Centro-Sul
A Região Centro-Sul possui vários ecossistemas diferentes. Destacam-se a Mata Atlântica, onde possui alguns pequenos trechos preservados onde se preservam espécies de animais e vegetais em risco de extinção As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Outro ecossistema que se destaca é o Cerrado localizado em Goiás, Mato Grosso, parte de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e parte do centro-norte de São Paulo, caracterizado pelas árvores retorcidas com raízes profundas, caule muito duro e com folhas que secam no inverno. No Paraná se destaca a Mata de Araucárias, que têm como característica árvores muito grandes que resistem ao frio da região e que produzem a sua semente conhecida como pinhão, que é usada nas festas tradicionais e muito apreciada no exterior. Na região Centro-oeste tem a formação do campo limpo; campo sujo; campo cerrado; cerrado típico; cerradão.
Economia:
Esta região possui a economia mais diversificada do país, com intensa atividade econômicas, com o maior índice de aproveitamento de