Complexidade e Pensamento complexo
Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental
Disciplina: Cidadania, Ética e Meio Ambiente Data: 13/05/2012
Discente: Evelyn Christie Nascimento de Barros 1° Semestre
Resenha sobre “Complexidade e Pensamento complexo”
Não existe uma definição específica sobre o que seria complexidade. Podemos entendê-la como algo que abrange um pensamento reflexivo, complexo, sobre tudo o que está ao nosso redor ou sobre algo que nos chama a atenção. Seria uma forma de melhor pensar o mundo natural, sem limitá-lo a técnicas ou teorias simplistas e fechadas, aceitando-o num todo, tentando entendê-lo em sua complexidade. Se pararmos para refletir sobre o atual sistema de educação, perceberemos as falhas que esse sistema possui, uma vez que nos leva a pensar o mundo somente pela ótica que queremos, excluindo qualquer possibilidade de observá-lo num todo, de forma bio-psico-social.
A complexidade nos leva a refletir sobre uma nova forma de pensar, que nos faz perceber toda a diversidade e a quantidade de fatores que interferem num determinado problema/situação. Ao longo dos tempos formos instruídos a perceber as coisas apenas de um único ponto de vista, deixando de lado vários outros modos de pensar e até mesmo de questionar. Passamos a acreditar no que é ensinado como verdade absoluta, e não nos propomos a questionar, a refletir. Um exemplo desta falta de reflexão são as notícias constantemente divulgadas na mídia sobre fatores que atribuem melhor qualidade de vida. Se hoje for divulgado que comer carne vermelha aumenta a expectativa de vida, amanhã, centenas de pessoas passaram a ingerir carne sem ao menos questionar se tal informação é verdadeira ou se é baseada em opiniões particulares!
No entanto, nos últimos anos, essa forma de pensar tem sido bastante questionada e já existem correntes que se utilizam do modo complexo. Tal modo, faz com que percebamos