vegetais
Material e método
Foram coletadas nove amostras de rações secas para cães adultos para a determinação de sua qualidade nutricional. As rações analisadas eram de três marcas comerciais diferentes, sendo que de cada uma delas foram avaliadas, rações premium e super premium. Todas as amostras foram adquiridas em pet shops da cidade de Lajeado - RS.
Form feitas analies físico-químicas das amostras coletadas, todas as amostras foram realizadas em triplicata. Os resultados obtidos nas analises, foram comparados com os valores encontrados nos rótulos das rações.
Resultado e discussão
A análise das informações contidas nas embalagens das rações mostrou que todas apresentavam os dados de composição nutricional básica incluindo umidade, proteína bruta, extrato etéreo, matéria fibrosa, matéria mineral, cálcio e fósforo, como exigido pela legislação brasileira.
As informações do rótulo, para muitos consumidores, é a fonte para uma compra segura, e no caso dos valores nutricionais declarados não serem corretos, o consumidor está sendo induzido ao erro, pois são estas informações que este utiliza como referência para comparar as rações e decidir sobre a compra. A escolha de um bom alimento para um cão é essencial para manutenção da saúde, pois através de uma nutrição adequada é possível prevenir, retardar e tratar diversas doenças.
Conclusão
Os resultados obtidos indicam a qualidade dessas rações, que é de extrema importância para os cães que as consomem, uma vez que estas podem ser consideradas alimentos completos para os animais e, por isso, serem utilizados como fonte única de alimentação para os cães, sem perigo de subnutrição.