vcbgdbhd

1216 palavras 5 páginas
INFLUENZA A (H1N1)

Deise Aparecida Oliveira (1); Denise Graças Correa(1); Miguel Francisco de Oliveira(1); Rejane Brito Rosa(1); Tamiris de Fátima Moreira(1); Francisco Eduardo da Fonseca Delgado (2)

(1)Estudante do Curso Técnico em Vigilância em Saúde; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS); Campus Muzambinho – MG, miguelfdeoliveira@yahoo.com.br.(2)Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS); Campus Muzambinho – MG, mvpdel@terra.com.br.

RESUMO

A Gripe A (H1N1) é uma doença respiratória causada por uma nova tipologia de vírus, possui como característica principal a combinação de genes não identificados entre os vírus de origem humana e de suínos. Dá-se a transmissão através de secreções respiratórias, sendo este processo de alta transmissibilidade, pois acomete facilmente idosos, crianças, gestantes e demais indivíduos sucessíveis. Os métodos de profilaxia estão relacionados à higienização frequente das mãos e a vacinação contra a gripe. O presente trabalho possui como objetivo o conhecimento de medidas capazes de diminuir o contágio da doença, bem como o posicionamento crítico quanto à higienização.

Palavras-chave: H1N1. Epidemiologia. Brasil

Introdução
No cenário atual, o surgimento da Influenza A subtipo H1N1 foi determinante para algumas mudanças nos hábitos de higiene em muitos países. É inadmissível aceitar os elevados índices de infectados pela doença, uma vez que dispomos de métodos simples e eficazes de profilaxia, principalmente avanços na área da saúde.
A Influenza A H1N1 é atualmente a maior doença pandêmica que ameaça a humanidade, com a potencialidade de infectar ao menos 30% da população em alguns meses (DAWOOD et al, 2009).
Desde 2009, ano em que o vírus acometeu as primeiras vítimas, muitas transformações ocorreram, sendo a ciência e o treinamento dos profissionais de extrema importância para a diminuição de

Relacionados