Vazamento de Petroleo
Obama suspende exploração de petróleo em alto mar
Reproduzir vídeo
O presidente americano, Barack Obama, afirmou na quinta-feira que o desastre ecológico no Golfo do México representa "a necessidade urgente" de desenvolver fontes de energia renováveis nos Estados…
00:00:30
Adicionado em 28/05/2010
Fonte: The New York Times - 31/08/2013
Golfo do México: contaminação provocada pelo derramamento pode ter sido maior
Especialista recomenda monitoramento rigoroso da água para certificar de que a pesca não está contaminada
© AP
Navios se reúnem no local do derramamento de petróleo do Deepwater Horizon no Golfo do México
A análise da água, sedimentos e amostras de frutos do mar colhidos em 2010 durante e após o derramamento de petróleo no Golfo do México encontrou níveis de contaminação mais elevados em alguns casos do que nos estudos anteriores de agências federais dos Estados Unidos, lançando dúvidas sobre alguns dos primeiros métodos de amostragem.
O principal autor, Paul W. Sammarco, da Louisiana Universities Marine Consortium, afirmou que dispersantes utilizados para separar o petróleo podem ter afetado algumas das amostras. Para ele, a contaminação maior punha em questão o momento escolhido pela Agência Nacional Atmosférica e Oceânica (Noaa, na sigla em inglês) para voltar a autorizar a pesca no Golfo depois do vazamento e "talvez esteja na hora de rever as técnicas utilizadas para determinar" tais reaberturas.
Onze operários morreram e aproximadamente 200 milhões de petróleo cru inundaram o Golfo depois que a ruptura em um poço exploratório de propriedade da BP levou a plataforma Deepwater Horizon a explodir em 20 de abril de 2010. Quase dois milhões de galões de Corexit, um dispersante, foram borrifados na superfície ou injetados na nuvem de óleo próxima à boca