Vatel
No extravagante jogo da corte, todos são dependentes de dinheiro, de seu estilo de vida e da fama. Mas estas riquezas têm um preço e, se você escolher entrar no jogo, descobrirá que é mais um escravo de suas regras.
No filme esta sociedade se apresentava da seguinte forma:
Rei: O rei Luís XIV tinha o poder absoluto sobre seu reino. Inteligente, astuto, além de tudo sedutor e consciente de como atraía as mulheres. Não por ser o rei, mas porque era brilhante e também, até certo ponto, frio e difícil de aproximar.
Príncipe: O Príncipe de Condé está passando por problemas financeiros e planeja uma solução para fazer com que toda a província fique livre das dívidas. Ele decide convidar o rei Luís XIV e toda a corte de Versailles para passar um final de semana festivo em seu palácio repleto de entretenimento e saborosas iguarias culinárias. Se conseguir a simpatia e a amizade de sua majestade, o nobre receberá auxílio e trará a prosperidade para toda a região.
Marquês: Braço direito do rei Luís XIV, grande feitor das tramas políticas envolvendo Vatel.
Anne: Uma mulher moderna. Anne fica dividida entre suas necessidades como uma mulher que quer e deseja sentir-se amada e seu intenso desejo de sobrevivência em uma corte hierárquica. Como membro da corte, ela aprendeu a obedecer a suas regras. Ao conhecer Vatel, percebe que existe outra maneira de se ver as coisas, uma visão diferente de mundo, que ela poderia ter. Quando você vê a situação das mulheres na corte de Luís XIV, é tudo muito violento. Existe uma hierarquia de poder entre as amantes, as cortesãs, antigas amantes, etc. Como amante do rei, ela não é nem uma esposa nem um simples