Vasos de Pressao
Para escoamentos com vazões aproximadamente iguais em todas as seções transversais ao longo do vaso, o casco será um cilindro simples. Quando houver grande diferença de vazão entre uma seção e outra do mesmo vaso - devido a existência de vários pontos importantes de entrada e saída de fluidos – utiliza-se o casco cilíndrico composto, com dois ou mais corpos cilíndricos de diâmetros diferentes, interligados por seções cônicas ou toroidais de concordância, de tal maneira que a velocidade geral de escoamento dos fluidos ao longo do vaso seja aproximadamente constante. Ou seja, aumentando-se o diâmetro onde a vazão for maior, e vice-versa.
O vaso cilíndrico é o mais utilizado. Esta preferência dá-se ao fato do cilíndrico ser o mais fácil de se fabricar e transportar, prestar-se a maioria dos serviços, e permitir o aproveitamento de chapas inteiras para fabricação do vaso.
São encontrados em configurações industriais como por exemplo tanques de ar comprimido, motores de foguete e nos lares ,extintores de incêndio e latas de spray. Canos pressurizados, como canos de abastecimento de água também se classificam como vasos de pressão cilíndricos.
Componentes.
Saída de Vapor
Demister ou Eliminador de névoa
Grade limitadora de recheio
Grade suporte de recheio
Distribuidor (entrada de líquido)
Recheio
Região com vapor
Entrada de vapor
Região com líquido
Saída de líquido
TAMPOS DOS VASOS DE PRESSÃO Denominam-se tampos as peças de fechamento dos cascos cilíndricos dos vasos de pressão. Os tampos podem ter vários formatos, dos quais os mais usuais são os seguintes: elíptico, toriesférico, hemisférico, cônico e plano. O tampo elíptico tem teoricamente as seções transversais como uma elipse geométrica perfeita. No tampo elíptico denominado "normal", a relação de semi-eixos é 2: I, isto é, o diâmetro do tampo é quatro vezes a sua altura. Esse tampo quase sempre pode ser construído com chapas da mesma espessura usada no