Vasos condutores
Sem os vasos as plantas tendem a permanecer do tamanho de musgos e líquens. A Xilema transporta seiva bruta e a floema, a seiva elaborada, isso permite que as plantas desenvolvem-se maior altura e maior complexidade, pois os nutrientes tiveram uma forma de chegar à todas as células da planta.
2.Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.
A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais. Embora tenha algumas semelhanças grupo dos fungos não pode ser considerado vegetal por uma razão muito importante: fungos não são seres fotossintetizantes e não são capazes de produzir o próprio alimento, como fazem todos os vegetais. Eles são decompositores e, portanto, alimentam-se de outros seres vivos. Mas apesar de se alimentarem de outros seres vivos, também não têm características que permitam considerá-los como animais. Eles têm características tão particulares que foram colocados em um grupo à parte, não sendo considerados nem animais, nem vegetais.
3. Raízes: Mandioca, Nabo.
Caule: Batata
Folhas: Escarola
Flores: ---
Frutos: Maça, Figo, Limão e Pimentão
4.
5.Essas plantas são as briófitas, e o fator que impede o seu crescimento, é a ausência dos vasos condutores de seiva.