manda
Briófitas
Nomes:
Amanda Cassia Pires
Fernando Ribeiro
Laura Causs Matéria: Biologia Data: 23/05/2013
Introdução:
Briófitas pertencem ao reino Plantae e, desta forma, são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Estes organismos não possuem vasos condutores de seiva, nem estruturas rígidas de sustentação, justificando seu pequeno porte. Assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.
São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos polos da Terra. Estão divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta; sendo os indivíduos do primeiro os mais conhecidos por nós.
Características:
Briófitas são plantas pequenas, com poucos centímetros de altura, que vivem de preferencia em locais úmidos e com sombra.
O corpo do musgo é formado basicamente de três estruturas:
Rizoides – São Filamentos que fixam a planta no ambiente e que absorvem a água e os sais minerais disponíveis no ambiente.
Cauloide - Pequena haste de onde partem os filoides.
Filoides - Estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos outros grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água. Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras se verifica a presença de vasos condutores de nutrientes.
Devido a ausência de vasos condutores, a água absorvida do ambiente é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas.
Acompanhe o raciocínio: se uma planta terrestre de grande porte