Varíola
Professor: Rodrigo Frota
Nome: Antonilda Veras N° 03 Turma: 2° Ano Redes
1. Foram os países: Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan.
2. Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia.
3. Esses países eram pobres em recursos minerais e tinham uma pequena extensão territorial, além de apresentarem um grande atraso de crescimento econômico. Mas eles conseguiram superar tudo isso e apresentaram ano após ano um crescimento econômico elevado, sendo hoje, países desenvolvidos. E receberam a denominação de Tigres Asiáticos no sentido de o tigre ser veloz, dinâmico e por se ajustar rápido a mudanças.
4. Os Tigres Asiáticos passaram a produzir toda espécie de produtos para as nações desenvolvidas, assumindo um caráter totalmente exportador. Além disso, em virtude da sua grande oferta de mão-de-obra barata, aliada ao fator da preocupação das potências mundiais em relação à bipolaridade no contexto da Guerra Fria, atraíram uma enorme quantidade de investimentos externos.
5. Altamente desenvolvida, é uma das principais exportadoras de tecnologia para todo o mundo. Em alguns ramos industriais do Japão ocupam a primeira posição mundial, como a indústria naval, a produção de aço (siderurgia) e a de seda (têxtil).
6. No momento de investir, os empresários levam em consideração quais os fatores são mais importantes para aumentar a sua lucratividade. Os principais fatores que atraem indústrias, de modo geral são: Matérias primas – minerais e agrícolas; energia – petróleo, gás, eletricidade, etc.; mão-de-obra – pouco qualificada (baixa remuneração), qualificada (alta remuneração); tecnologia – parques tecnológicos, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento; mercado consumidor – relacionado a quantidade de pessoas e poder aquisitivo; logística – disponibilidade de transporte, armazenamento e distribuição; rede de comunicações – telefonia, internet, etc.; complementaridade – proximidade das industrias afins; incentivos fiscais –