variola
Causa
Orthopoxvírus variolae. Ele é extremamente resistente aos agentes físicos externos, como as variações de temperatura.
Cadeia de Transmissão
A varíola é facilmente transmitida de uma pessoa para outra através das gotículas de saliva. Também pode ser transmitida pela roupa de cama e roupas em geral. É mais contagiosa durante a primeira semana da infecção. Pode continuar a ser contagiosa até que as cascas de ferida caiam.
Os pesquisadores acreditam que a infecção por varíola pode continuar ativa (sob as condições certas) por até 24 horas. Em condições desfavoráveis, o vírus só consegue permanecer vivo por 6 horas.
Sinais e Sintomas
Os sintomas geralmente aparecem de 12 a 14 dias após ter sido infectado pelo vírus. Podem incluir:
Dor nas costas
Delírio
Diarreia
Sangramento excessivo
Fadiga
Febre alta
Mal-estar
Erupção cutânea - que se transforma em feridas com crostas no 8o ou 9o dia
Dor de cabeça forte
Vômitos
Exames para diagnosticar
Painel de coagulação do sangue
Contagem plaquetária
Contagem de leucócitos
Tratamento
Se a vacina contra varíola for administrada em até 1 a 4 dias após a exposição à doença, pode-se evitá-la ou torná-la menos severa. Uma vez iniciados os sintomas, o tratamento é limitado.
Não há droga específica para tratamento da varíola. Às vezes, antibióticos são administrados para infecções que podem ocorrer em indivíduos com varíola. Tomar anticorpos contra uma doença semelhante à varíola (imunoglobulinas contra a vaccinia) pode ajudar a encurtar a duração da doença.
Indivíduos diagnosticados com varíola e todos que estiverem em contato próximo precisam ser isolados imediatamente. Eles precisam receber a