Varre sai
Ocupa uma área de 188,77 quilômetros quadrados.
Com uma população de 8 766 habitantes (2008)7 , e densidade demográfica de 44 habitantes por quilômetro quadrado, Varre-Sai é o município fluminense mais longínquo de sua capital, a cidade do Rio de Janeiro, localizado a mais de 400 km do centro desta – distância comparável à existente entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo (430 km). Situa-se mais próximo da capital do estado do Espírito Santo (Vitória). Varre-Sai faz divisa com os municípios de Natividade, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana e Guaçuí, este já no estado do Espírito Santo.
Quarta sede de município mais elevada do estado do Rio de Janeiro, com 700 metros de altitude média, seu relevo varia de ondulado a montanhoso. Situa-se na Serra da Sapucaia, um prolongamento da Serra do Caparaó. Varia de altitudes entre 600 a 1 100 metros. Embora seu relevo seja relativamente baixo se comparado a outras regiões do Brasil, quando comparado com as regiões Norte e Noroeste do estado, Varre-Sai apresenta características únicas. É conhecido como a "Petrópolis do Noroeste" por sua altitude e clima bem parecidos a Petrópolis.
Outra característica marcante sua é que, diferente de seus vizinhos, a cidade, no perímetro urbano, não é cortado por um rio, embora faça parte da bacia hidrográfica do Rio Itabapoana, através do Rio da Prata, que inclusive dá nome ao distrito de Santa Rita do Prata. Este rio, devido ao seu curso acidentado, é muito utilizado para produção de energia elétrica.
Sua composição étnica é formada principalmente por descendentes de italianos (setenta por cento da população), portugueses, sírio-libaneses, negros e índios[carece de fontes]. Embora a maior parte de sua população viva na área urbana, cerca de 40 por cento da população vive na zona rural. Sua população, em sua imensa maioria, professa a religião católica, novamente contrariando uma característica do Estado do Rio de Janeiro, que é considerado um dos