Varios
Trabalho realizado por:
12ºK
12ºK
- Ricardo Nunes
- Vitor Mendes
Estrutura Externa
Os Lusíadas é um poema épico / epopeia (é uma narrativa que apresenta com maior qualidade os fatos originalmente contados em versos. Os elementos dessa narrativa apresentam estas características: personagens, tempo, espaço, ação. Também pode conter factos heroicos muitas vezes transcorridos durante guerras.) O poema está escrito em versos decassilábicos. Surgem também alguns exemplos de decassílabo sáfico (acentos na 4ª, 8a e 10a sílabas). As estrofes são de oito versos (oitavas) e apresentam o seguinte esquema rimático: abababcc.
A este tipo estrófico costuma chamar-se oitava rima, oitava heroica ou oitava italiana. As estrofes estão distribuídas por 10 Cantos. O número de estrofes por canto varia de 87, no Canto VII, a 156 no Canto X. No seu conjunto, o poema apresenta 1102 estrofes.
COMPOSIÇÃO DOS CANTOS
1.º Canto - 106 estrofes
2.º Canto - 113 estrofes
3.º Canto - 143 estrofes
4.º Canto - 104 estrofes
5.º Canto - 100 estrofes
6.º Canto - 99 estrofes
7.º Canto - 87 estrofes
8.º Canto - 99 estrofes
9.º Canto - 95 estrofes
10.º Canto - 156 estrofes
TOTAL: 1.102 estrofes
Estrutura Interna
Os Lusíadas dividem-se em quatro partes distintas:
Proposição - parte introdutória, na qual o poeta anuncia o que vai cantar.
Invocação - pedido de ajuda às divindades inspiradoras.
Dedicatória - oferecimento do poema a uma personalidade importante.
Narração - parte que constitui o corpo da epopeia; a narrativa das ações levadas a cabo pelo protagonista.
Mito
Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis.
Herói Herói é uma figura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excecional um determinado problema de dimensão épica. O termo herói designa originalmente o protagonista de uma obra