Varios
Conceito:
Algas são seres vivos muito simples essencialmente aquáticos, apresentado um grau de diferenciação muito baixa. A maior parte das algas são unicelulares, mais também podem ser pluricelulares (magro algas).
Importância das algas
As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente.
Tanto as unicelulares quanto a pluricelulares realizam fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% de gás de oxigénio liberando diariamente na terra, principalmente as unicelulares flutuantes fazem parte do chamado FITOPLONCTON assim, as algas são responsáveis, em grande parte pela renovação do oxigénio do ar atmosférico e daquela que si encontra misturado na água necessário aos seres aquáticos aeróbicos.
Características principais das algas
As algas possuem clorofila e são capazes de produzir o seu próprio alimento através de processo de fotossíntese.
Dentro dos oceanos, eles estão espalhados por grande parte do nosso planeta eles também si encontra em água doce e, inclusive fora de água. Entre tanto quase todas algas são marinhas.
As algas que si desenvolvem em água poluída geralmente são tóxicas e si multiplicam muito rapidamente. Este processo provoca um aumento exagerado em seu número e, consequentemente um ser desequilíbrio no ecossistema.
As algas marinhas são as produtoras primárias dos nutrientes e suprem todo sistema, alem disso elas também são de grande importância por sua capacidade de suprir com o oxigénio toda vida marinha através de fotossíntese.
Características ecológicas das algas
Alem da contribuição no que se refere a renovação do oxigénio atmosférico, a sustentação da vida aquática e a forma de nuvens e chuvas, as algas são úteis ao homem de diversas outras formas: podem ser utilizado em pesquisas científicas e usados como excelentes fertilizantes (devido ao seu elevado teor nutritivo) ou como ração para animais.
Alem disso, as algas podem também ser responsáveis por alguns efeitos ambientais de lactários como o