varios pontos de vista sobre fisioterapia
A definição de Fisioterapia
1 - A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas, em outras palavras, é a ciência que estuda o movimento humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na cura.
2 - Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
3 -É uma ciência da área de saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
O Fisioterapeuta
O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir, prognostico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica. Atende desde crianças até gestantes, inclusive idosos com quadro de derrame e pessoas portadoras de deficiências física e mental.
Atividades Principais
Na área clínica, o fisioterapeuta atua junto aos setores de medicina clínica e cirúrgica, como ortopedia e traumatologia, neurologia, pediatria, cardiologia, reumatologia, ginecologia, dermatologia, cirurgia plástica etc. A partir do diagnóstico clínico, avalia o paciente e planeja o seu tratamento; na área preventiva, o fisioterapeuta atua em equipes multidisciplinares no planejamento e aplicação de métodos de intervenção fisioterápica. Atua, também, em ambientes funcionais (fábricas, consultórios, escolas etc.) com o objetivo de prevenir problemas musculoesqueléticos, respiratórios etc. na área de pesquisa, o fisioterapeuta atua como investigador científico de novos recursos, métodos e técnicas, pertinentes ao seu campo de atuação, procurando contribuir para o