variedades
1) As razões do aumento de poluentes no ambiente aquático, seja em água doce ou salgada, são: os avanços tecnológicos na agricultura, o uso de DDT (defensivos agrícolas), proporcionam o controle de pragas nas plantas, entretanto é uma das primeiras etapas para a contaminação do solo, portanto a chuva também pode atuar como um fator responsável pela contaminação do solo e das águas, visto que, ela arrasta os resíduos para os rios e outros locais, ocasionando assim, um risco ambiental e tóxicológico. Outra razão que favorece o aumento de poluentes aquáticos, é o próprio ciclo da cadeia alimentar, uma vez que, a contaminação estando no primeiro nível trófico é inevitável que o restante da cadeia se contamine.
2) O procedimento que pode ser aplicado no sistema agricola para diminuir o uso de defensivos quimicos é o cultivo de alimentos orgânicos, visto que, esse cultivo exige cuidados especiais quanto ao local e o solo que será desenvolvido o alimento, respeitando a época de cada planta, desse modo, a incidência de insetos e pragas na plantação seria reduzido, já que o agricultor tomará cuidados que antes ele não tomava, precauções necessárias para a saúde humana, animal e vegetal.
3) O uso de defensivos agricolas não podem modificar o sexo dos animais, o que acontece é que alguns cientistas desenvolvem animais estéries para que esses não se reproduzam e não aumente a quantidade de insetos nas lavouras. Outro método é a utilização de odores que atraem os insetos para assim eliminá-los, ou ainda fazer com que eles ingiram uma substância que os deixam estéreis.
Módulo 5