Variação Linguística
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E
CIÊNCIAS HUMANAS - FFLCH
A Timidez e a Desesperança
Introdução aos Estudos Literários – Noturno (1º Horário)
Profº Dr. Edu Teruki Otsuka
Nome: Munique de Oliveira Rodrigues
SOBRE O AUTOR
Carlos Drummond de Andrade nasceu em outubro de 1902, em Itabira do Mato, Minas Gerais. Sua família era de fazendeiros decadentes, mas, ainda assim, Carlos iniciou seus estudos em um colégio jesuíta, do qual foi expulso por um conflito de insubordinação mental, por não acatar as imposições de sua professora. Sua carreira como escritor iniciou-se no Diário de Minas, onde escrevia textos incentivando o movimento modernista no estado.
Formado em farmácia, seu talento para a escrita superou a profissão e, ao lado de alguns colegas, Drummond formou A Revista, que foi um excelente instrumento de consolidação do movimento modernista em Minas Gerais.
Entre seus primeiros livros, está O Brejo das Almas (1934), onde foi publicado o poema Soneto da Perdida Esperança, instrumento de análise deste trabalho. Neste livro, não há compromisso com o modernismo, não há mais a tentativa de escandalizar o leitor e sim, de apresentar textos seletos, apresentando alguns poemas anti-liricos e maior percepção política. O autor vem a falecer no ano de 1987, deixando-nos um extenso repertório de suas obras escritas de maneira incrível e enigmática.
ANÁLISE
Soneto da Perdida Esperança
Perdi o bonde e a esperança.
2 Volto pálido para casa. A rua é inútil e nenhum auto
4 passaria sobre meu corpo. Vou subir a ladeira lenta
6 em que os caminhos se fundem. Todos eles conduzem ao
8 princípio do drama e da flora. Não sei se estou sofrendo
10 ou se é alguém que se diverte por que não? Na noite escassa
12 com um insolúvel flautim. Entretanto há muito tempo
14