Variação linguistica
As variações da língua são relacionadas a diversos fatores como: A - A faixa etária: palavras que variam ao longo das gerações, cada idade possui uma especificidade em sua fala. Um jovem de 18 anos não usa os mesmos termos que um homem de 40 anos, pois a língua se transforma com o tempo.
Linguagem dos idosos
A linguagem do idoso mostra que nem sempre são encontradas perdas ou prejuízos em relação as faixas etárias mais jovens. Gírias antigas, aparecem nos discursos.
EXEMPLO:
COIÓ (rapaz conquistador);
VASSOURINHA (moça namoradeira) Também foi observado o uso de frases-feitas, provérbios e refrões
EXEMPLO:
"de grão em grão a galinha enche o papo"
Para as quais os idosos pareceram ser bastante afeitos, sendo que muitas dessas expressões remontavam à sua infância e juventude. Com exceção das formas de tratamento, considerável parte do vocabulário do idoso é atualmente desconhecida e provoca um constante processo de explicação na sua fala, quando se dirige a interlocutores jovens. A linguagem, parecem não configurar um problema para ele, que expressa prazer em transmitir conhecimentos aos jovens.
Linguagem de um adolescente
Escutar uma conversa de adolescentes não é fácil. O motivo pelo qual os jovens falam gírias. "É para ter um código próprio, uma linguagem diferente daquela que os adultos usam". Como os adolescentes costumam se juntar em grupos de amigos que têm gostos