Romantismo
- Poesia: as linhas não ocupam toda a extensão horizontal da página. O texto divide-se em blocos chamados estrofes. Cada lin
Características: as linhas não ocupam toda a extensão horizontal da página. O texto divide-se em blocos chamados estrofes. Cada linha do poema é denominado verso.
Manuel Antônio Álvares de Azevedo (São Paulo,12 de setembro de 1831), foi um escritor da segunda geração romântica - (Ultra-Romântica), Byroniana ou Mal-do-século, contista, dramaturgo,poeta ,ensaístabrasileiro, e autor.
Filho de Inácio Manuel Álvarez de Azevedo e Maria Luísa Mota Azevedo, passou a infância no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Voltou a São Paulo (1847) para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde desde logo ganhou fama por brilhantes e precoces produções literárias. Destacou-se pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito jovial e sentimental.
Durante o curso de Direito traduziu o quinto ato de Otelo , de Shakespeare; traduziu Parisina, de Lord Byron; fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano (1849). Não concluiu o curso, pois foi acometido de uma tuberculose pulmonar nas férias de 1851-52, a qual foi agravada por um tumor então faleceu aos 21 anos de idade.
- Prosa: as linhas ocupam toda a extensão horizontal da página, excetuando as margens convencionais. O texto div
Lira dos Vinte Anos
Noite na Taverna
Poema do Frade e 3ª parte da Lira.
O
Conde Lopo, poema inédito.
OBRA DE ÁLVARES DE AZEVEDO
Ai, Jesus! Ai, Jesus! Não vês que gemo, Que desmaio de paixão Pelos teus olhos azuis? Que empalideço, que tremo, Que me expira o coração? Ai, Jesus! Que por um olhar, donzela, Eu poderia morrer Dos teus olhos pela luz? Que morte! Que morte bela! Antes seria viver! Ai, Jesus! Que por um beijo perdido Eu de gozo morreria Em teus níveos seios nus? Que no oceano dum gemido Minh'alma se afogaria? Ai, Jesus!
Características: as linhas ocupam toda a extensão