Variação Linguistica
Capítulo 02
Língua e Fala - A Principal Dicotomia Saussuriana
Ferdinand de Saussure é considerado o pai da linguística por ter sistematizado os estudos linguísticos, principalmente, através da apresentação de uma terminologia que vem explicar os fatos linguísticos de forma precisa e objetiva. O principal par de termos da teoria saussuriana - a famosa dicotomia langue/parole - língua/fala.
Como o próprio Saussure disse, "a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro" (Saussure, 1997, p. 16). A esse lado social da linguagem Saussure chama de língua, e àquele individual chama de fala. A língua homogênea por natureza, é uma institução social que pertence a todos os falantes de determinada comunidade linguística. A fala, de natureza heterogênea, é individual e imprevisível. Enquanto a língua é dotada de ordem e sistematização, a fala é irredutível a uma pauta sistemática, pois os atos linguísticos não formam um sistema (Carvalho, 2003, p. 60).
Temos a língua portuguesa como uma entidade social que todos nós brasileiros, adquirimos como falantes nativos e que a nós pertence, como nos pertence a identidade de sermos brasileiros. Contudo, num país de dimensões continentais, com uma rica diversidade cultural, mas com enormes diferenças sociais, os falare se realizam de formas também plurais. A língua que falamos é a mesma, isto é, todos nós usamos o mesmo sistema linguístico chamado português brasileiro. A fala de cada um de nós, no entanto, é diversificada, inividualizada e heterogênea.
Fatos Linguísticos
Uma tendência forte entre os brasileiros é afirmar que falamos todos a mesma língua e que não existem dialetos no Brasil. Bagno (2005) descreve uma série de mitos presentes em frequentes afirmações sobre a língua portuguesa, os quais, agrupados, o autor denomina de Mitologia de preconceito linguístico. "A escola tenta impor sua norma linguística como se ela fosse, de