Variação cambial
Marcia Maria Gonçalves Wessolowski
VARIAÇÃO CAMBIAL
EBITDA - LAJIDA
Chapadão do Sul / MS
2012
[pic]
Marcia Maria Gonçalves Wessolowski
VARIAÇÃO CAMBIAL
EBITDA - LAJIDA
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis, turma do 7º Semestre, como requisito para cumprimento da disciplina de Administração Financeira, ministrada pelo Professor Luiz Carlos Bianchi Filho.
Chapadão do Sul / MS
2012
VARIAÇÃO CAMBIAL DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES
As entidades que tiverem crédito a receber ou obrigações a pagar em moeda estrangeira deverão, por ocasião do levantamento de balanços, proceder à atualização da expressão monetária, em reais, desses valores com base na taxa cambial vigente na data do levantamento do balanço.
TAXAS CAMBIAIS A SEREM UTILIZADAS
Devem ser utilizadas as taxas cambiais verificadas no fechamento do mercado de câmbio, no último dia útil de cada mês, que são fornecidas pelo Banco Central do Brasil. Na utilização de direitos de créditos, devem ser utilizadas as taxas para compra, enquanto que na utilização de obrigações, devem ser utilizadas as taxas para venda. A Coordenadorioa-Geral de Tributação da Secretaria da Receita Federal também divulga, no final de cada mês, o valor das taxas cambiais a serem aplicadas nos balanços através do site: www.receita.fazenda.gov.br, seção “legislação”.
CONTABILIZAÇÃO
O registro contábil da atualização monetária deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações monetárias ativas (receita) ou de variações monetárias passivas (despesa). Na hipótese da moeda nacional se desvalorizar em relação à moeda estrangeira na qual foi realizado o negócio, as atualizações com base nas taxas cambiais geram variação monetária passiva (despesa) nas obrigações e variações