variação cambial
Variação cambial é a relação de troca entre uma moeda e outra, nada mais é do que a entrada e saída de dólar em um país. Quanto mais dólar entra no mercado menor fica seu valor, e quanto menos dólar no mercado maior fica seu valor. Uma das entradas de dólar no pais é feita através da Bolsa de Valores... (A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções).
Este artigo estima a transmissão da variação cambial aos índices de preços brasileiros, utilizando a metodologia de vetores autorregressivos estruturais (SVAR) com vetores de correção de erros (VEC). O período estudado tem início na introdução do regime de metas para a inflação (junho de 1999) e se encerra em setembro de 2011. Os resultados reforçam a avaliação de que houve amadurecimento da política monetária nos últimos anos, concomitantemente a uma melhora do ambiente macroeconômico. Na comparação dos nossos resultados com estudos anteriores, encontramos significativa redução do pass-through da taxa de câmbio para os índices de inflação.
VARIAÇÕES CAMBIAIS DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES
As variações cambiais em decorrência de crédito a receber e/ou obrigações a pagar em moeda estrangeira deverão, por ocasião do levantamento de balanços, proceder à atualização da expressão monetária, em reais, desses valores com base na taxa cambial vigente na data do respectivo balanço.
TAXAS CAMBIAIS A SEREM UTILIZADAS
Devem ser utilizadas as taxas cambiais verificadas no fechamento do mercado de câmbio, no último dia útil de cada mês, que são fornecidas pelo Banco Central do Brasil. Na atualização de direitos de créditos, devem ser utilizadas as taxas para compra, enquanto que na utilização de obrigações, devem ser utilizadas as taxas para venda.
A Receita Federal também divulga, no início de cada mês, o valor das taxas cambiais a serem aplicadas nos balanços ou balancetes.
CONTABILIZAÇÃO
O