Varejo online
Para se contextualizar o varejo online, optou-se por comentar brevemente sobre a internet devido a sua importancia para a sociedade em vários aspectos e especificamente pelo fato de ela ter viabilizado a própria existência do varejo online.
Varejo é um conjunto de atividades que adiciona valor a produtos e serviços vendidos aos consumidores para seu uso pessoal e familiar. Uma das formas de se vender ao consumidor final é por meio do varejo sem loja e umas formas do varejo sem loja consiste em venda de produtos por meio da internet. Marques e Albertine (2002), citados por Strehlau e Telles (2006, p.88), adotam a nomenclatura "varejo virtual" para o varejo feito por meio da internet e afirmam que ele é diferente dos demais tipos de varejo sem loja em razão da falta de relevância dos limites geográficos e do tempo, pois o atendimento é ininterrupto.
Em relação a segmentação de mercado, um dos principais motivos para as empresas realizarem segmentação de mercado é que dificilmente elas conseguem competir de forma eficaz para conquistarem todos os tipos de consumidores ou compradores.
Toledo (1972, p. 11) complementa com os seguintes pontos:
• consumidores diferem em gastos, interesses, desejos e preferencias pessoais, necessidades físicas, emocionais e psicológicas.
• características geográficas, socioeconômicas, de personalidade e de comportamento determinam diferentes "sistemas de consumo" entre indivíduos, que desenvolvem atitudes distintas em relação ao produto.
Enquanto as críticas à segmentação, ela não é desprovida de falhas, e consequentemente recebe críticas. Algumas são referentes ao próprio conceito e outras são relativas à forma ou método de