vanguardas modernas da arquitetura
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Turma: AN1AU
Periodo: Noturno
Alunos:
Introdução
As Revoluções das Vanguardas Modernas também conhecida como Vanguardas Europeias, começou no período de antes das Guerra mundiais, durante a Bélle Époque e passando o término das Guerras Mundiais. Entre este período surgiram diversos movimentos que expressavam revoltas contra regras e imposições, trazendo assim um nova maneira de se viver no mundo. São elas:
Cubismo
Construtivismo
Neoplasticismo
Suprematismo
Abstracionismo
Concretismo
Surrealismo
Dadaismo
Futurismo
Cubismo
O cubismo rompeu com várias características da arquitetura renascentista, apesar da continuidade espacial, a aproximação do interior e exterior e com a associação espaço-tempo, mas inovou e radicalizou uma nova forma de expressão arquitetônica.
Uma vertente da arquitetura cubista muito interessante é o cubismo desconstrutivo. Nesta tendência o arquiteto subtrai ou adiciona partes de uma forma, conseguindo no final uma arquitetura muito impactante.
Uma ideia surgida com esse movimento foi que um espaço só pode ser compreendido pelo seu caráter multifacetado (ver todas as faces da estrutura ou obra), ou seja, somente quando o homem se projeta através dele, sua natureza é compreendida. É no modernismo que uma nova concepção de espaço conduz a uma ampliação total da maneira de perceber o espaço; no cubismo isso foi alcançado totalmente.
Na primeira fase do cubismo a preocupação maior estava em entender a representação do espaço, por isso as cores foram colocadas em segundo plano e não utilizadas com frequência.
Por volta dos anos 20 o cubismo é marcado pela presença das cores e curvas em suas formas que podiam ser ou não inspiradas em objetos do dia-a-dia. O caráter autônomo do cubismo veio quando se procurava uma vanguarda que