Vanguardas Europeias
Beatriz Lima – 2ªA
Profª Elizabeth Schmitz
Literatura
Os movimentos de vanguarda surgiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. Vanguarda significa um movimento formado por grupos de pessoas que por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exercem papel de precursoras ou de pioneiras em movimentos artísticos, culturais ou científicos. Existem 6 tipos de vanguardas: Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Cubofuturismo, Dadaísmo e Surrealismo.
CUBISMO Inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geomé-tricas, cujo maior representante foi Pablo Picasso. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.
Guernica, foi pintada por Pablo Picasso em 1937, 350x782cm, pintada a óleo e é tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica.
FUTURISMO Primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. Começou na literatura com Filippo Marinetti. Luigi Russolo, Dinamismo de Um Automóvel, (1911)
EXPRESSIONISMO Tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista. Um dos maiores artistas foi Edvard Munch.