Vanezia
Vanezia Façanha de Barros
Discente do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM,
Campus Vale do Rio Madeira- CVRM, Instituto Agricultura e Ambiente –IEAA . [1]
RESUMO: O presente artigo visa um maior esclarecimento sobre a dialética marxista, principalmente no que se refere à matéria. Às concepções e os conceitos dados por alguns autores, a discussão inicial que visa compreender o verdadeiro sentido da palavra, a capacidade que coloca os humanos numa escala de importância enquanto ser racional, elucidacões sobre marxismo, e o que Marx expoem para seus seguidores serão assuntos tratados no decorrer deste trabalho.
Palavras Chaves: Dialética. Racionalidade. Matéria.
INTRODUÇÃO:
Karl Marx fala do ser humano racional do qual ele acredita ser capaz de transformar tudo a sua volta, da importância e da preocupação de melhorar a sociedade, e que só homem consegue, de inicio pela qualidade, caráter, valor e acaba se tornando um ser incomparável com outro. E só através do estudo da dialética uma versão materialista que será encontrada as respostas às contradições de procedência econômica na história da humanidade.
Marx foi influenciado por grandes pensadores como Engels, Hegel e Feuerbach, ele segue o conceito da dialética de Hegel no qual tentaremos examinar essa influência para saber até que ponto ele seguiu Hegel, saber mais sobre a mudança repentina da dialética hegeliana, para tentar elucidar sobre esse pensador que revolucionou sua época com pensamentos materialistas e racionais.
1. Influência na dialética Marxista
Segundo Dalle (1994) Dialética vem do grego “dialeghesthai”, que significa “conversar, dizer um para outro, dialogar”. É a forma de filosofar dos sofistas e em particular do grande Sócrates, esta forma foi imortalizada por Platão em seus diálogos. Também os Escolásticos da Idade Média a usaram de forma análoga, ou