Plano pedagogico
Desde 2006, o projeto político pedagógico vem sendo construído propondo novos caminhos para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola, nos inserem em uma reflexão contínua a respeito de todos os níveis do processo educacional. Que Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nova Esperança, queremos construir?
Que conhecimentos nossos alunos (oriundos do norte do Estado do Espírito Santo, município de São Mateus, dos bairros Vila Nova, Morada do Ribeirão, Seac e Rodocon) precisarão ter, para de fato exercer a sua cidadania, nesta sociedade tão cheia de conflitos? Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também do surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos envolvidos no aprendizado (professores, pais, alunos...).
Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e nas entrelinhas de cada parágrafo, elucidando o contexto sócio-histórico em que o trabalho da instituição está sendo desenvolvido. Este projeto é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos direcionam para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade.
2. HISTORICO DA ASSOCIAÇÃO “NOVA ESPERANÇA” - MANTENEDORA DO CEIM E DA ESCOLA NOVA ESPERANÇA
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nova Esperança é uma escola que possui uma singularidade no que diz respeito