vanessa relatório das alturas
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
DISCIPLINA DE GENÉTICA
HERANÇA MULTIFATORIAL
São Luís
2013
VANESSA DA SILVA LIMA
HERANÇA MULTIFATORIAL
Relatório elaborado de acordo com a aula prática das análises de alturas para obtenção de nota parcial.
Orientador(a): Prof(a). Lígia Tchaicka.
São Luís
2013
INTRODUÇÃO A herança quantitativa também poder ser chamada de poligênica ou polimeria, o fenótipo é determinado pela quantidade de gene expressivo, que o indivíduo possui.
Ela ocorre quando há uma interação de dois ou mais pares de genes com segregação independente sobre o mesmo caráter, esta interação se difere das outras, pois na herança quantitativa os caracteres dos indivíduos, como peso e cor da pele, variam quantitativamente.
Quando dizemos que os caracteres variam quantitativamente, significa que entre os fenótipos extremos, existem fenótipos intermediários que apresentam mudanças graduais.< http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/interacao-genica-e-heranca-quantitativa/a-heranca-quantitativa.html#> Dessa forma, a altura, que está inserido na herança multifatorial varia quantitativamente. Onde a mesma é o assunto a ser discutido no relatório, em que a análise de alturas pode ser feito por meio de conceitos estatísticos como a média, variância e desvio padrão.
OBJETIVO
Compreender como se faz a analise de uma característica multifatorial.
METODOLOGIA
Durante a aula prática foi coletado a altura de 10 mulheres. Nisso, o total de mulheres foi de 113 em que se demonstrou a freqüência por meio de uma tabela organizada no quadro. Por meio dos dados obtidos, montou-se a análise das alturas que foi colocada na tabela e em um gráfico para