Começo do fis exp 1
Queda livre
Nome: Thiago santos
Nome: Vanessa Galvão
Introdução;
OBJETIVOS;
MATERIAL;
INTRODUÇÃO TEÓRICA;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL COM GRÁFICOS;
QUESTIONÁRIO;
CONCLUSÃO;
Introdução
Nesse relatório vamos analisar, usando aparelhos, que podemos medir a força da gravidade no local, que pode variar por diversos motivos, como ar, altura, ...etc.
Objetivo
Analisar a força da gravidade em um determinado local com ajuda de aparelhos.
Material
RÉGUA, SENSORES FOTOÉLETRICO, BOBINA, CABO, CHAVE INVESORA, CRONÔMETRO DIGITAL ATÉ dois INTERVALOS SUCESSIVOS, FONTE, ESFERA METÁLICA.
Introdução teórica
Em física queda livre é o resultado da aceleração que a gravidade exerce sobre algum corpo. A principal força que atua em um corpo que esteja em queda livre é a força peso, gerada justamente pela ação da gravidade com conjunto sua massa.
A gravidade é descrita pela lei de Newton da gravitacional universal, que iniciou seus estudos a esse projeto depois de observar o porquê de uma maça não flutuar ao invés de cair no chão. Daí então supôs que uma força puxava a maça para baixo.
A terra confere aos objetos que por sua vez são atraídos pelo chão, e de forma mútua, a terra também é atraída pelo objeto, mas em proporções totalmente diferente.
A força gravitacional atua sobre qualquer corpo que possua massa no universo, a própria órbita dos planetas, às mares, entre outras estão diretamente relacionadas a essa força.
Procedimento experimental
Primeiramente ligamos o aparalho e regulamos para que a esfera de meta não percorra nenhum espaço até o primeiro sensor.
Logo após medimos para ver a distancia de um sensor para o outro. E chegamos a seguinte tabela. E em seguida medimos o tempo que q esfera leva para chegar de um sensor ao outro
i Variação de tempo Altura (mm)
1
00,24905
435
2
00,25910
465
3
00,25560
485
4
00,29865
595
5
00,34255
755