valvulas
Tipos mais comuns Utilização e Características
Valvulas
Válvula Esfera
Existem em pequena variedade de tamanhos e são aplicadas em uma estreita faixa de temperaturas e pressões. São muito utilizadas em indústrias onde há condições de corrosão juntamente à pressão e temperaturas altas. Possui o nome devido a seu obturador ser em forma esférica vazada onde fluido passa.
Válvula de Macho
Não são aplicadas para regulagem de fluxo. São adaptadas para desvio de fluxo através de varias saídas. Abrem e fecham com rotação de 90°. As não-lubrificadas são fabricadas com materiais de baixo custo, com plástico revestido. Excelentes para condições corrosivas, entretanto, possuem faixa de operação limitada pela pressão e temperatura. Já as lubrificadas tem a função de reduzir o atrito e o desgaste.
Válvula Gaveta
Passagem desimpedida quando totalmente aberta. Permite o fluxo em dois sentidos. Por possuir manuseio lento é utilizada em processos onde abertura e fechamento não são frequentes. Válvula mais utilizada para bloqueio.
Válvula Globo
Usada extensivamente em controle automático de processos. Disponível em diferentes tipos de material. Muito eficiente em serviços críticos. Abertura e fechamento rápido. Fácil acesso aos componentes internos da válvula, favorecendo a manutenção sem que seja removida.
Válvula Borboleta
Utilizada para gases e líquidos em baixas pressões, pois possui baixo custo e ação rápida. Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e o disco podem ser revestidos com materiais resistentes. Consiste em um anel que gira dentro do anel em torno do eixo, abrindo ou obstruindo a passagem.
Válvula Diafragma
Usada pra fluidos corrosivos, voláteis e tóxicos. Pouca variedade de materiais para sua produção. A temperatura e pressão impõem limites de aplicação. Também pode ser usada para serviços liga-desliga.
Válvula Agulha
Restrita a pequenas dimensões e