Valvulas limitadora de pressão
Introdução.
A pressão máxima do sistema pode ser controlada com o uso de uma válvula de pressão normalmente fechada. Com a via primária da válvula conectada à pressão do sistema e a via secundária conectada ao tanque, o carretel no corpo da válvula é acionado por um nível predeterminado de pressão, e neste ponto as vias primárias e secundárias são conectadas e o fluxo é desviado para o tanque. Esse tipo de controle de pressão normalmente fechado é conhecido como válvula limitadora de pressão.
Aplicação.
A válvula limitadora de pressão é instalada nos sistemas hidráulicos na função de válvula de segurança, com a finalidade de proteger tanto a bomba como o sistema hidráulico de sobrecarga. Possui também a função de válvula da pressão de trabalho.
Nas válvulas limitadoras de pressão de acionamento direto, deve ser observado também, que a pressão do sistema modifica-se de acordo com o volume escoado, independentemente da pressão máxima programada.
Válvula Limitadora de Pressão Diretamente Operada Tipo DBD
Execução com faixa de pressão 25 a 400 bares (válvula com assento de cone).
As válvulas limitadoras de pressão do tipo DBD são válvulas de assento diretamente operadas.
Estas válvulas são utilizadas para limitar a pressão de um sistema. Basicamente estas válvulas são compostas pela carcaça, mola, cone com êmbolo de amortecimento (estágio de pressão de 25 a 400 bares) ou cone (estágio de pressão de 630 bares) e elemento de ajuste. O ajuste da pressão do sistema ocorre sem escalonamento através do elemento de ajuste A mola pressiona o cone ou a esfera na sede. O canal está ligado com o sistema. A pressão dominante no sistema atua sobre a superfície do cone (ou da esfera).
Se a pressão no canal subir acima do valor ajustado na mola, o cone ou a esfera se abre contra a mola Assim escoa fluido hidráulico do canal no canal.O curso do cone está limitado por um pino para se obter um bom ajuste de pressão