Valvulas Industriais
A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente,as válvulas se abrem e fechar, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para ofuncionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão também é outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas emanuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
Entre os tipos de válvulas estão: válvula esfera, válvula borboleta (para regulação do fluxo de diâmetros maiores, válvula deretenção, que permite ao fluido passar seguindo uma direção única, válvula diafragma, utilizada em indústria farmacêutica, válvula de disco, empregada em fluidos abrasivos, válvula de gaveta, válvula globo,válvula agulha, destinado ao controle preciso do fluxo, válvula pistão, reguladora de fluidos que transportam materiais sólidos em suspensão, válvula de assento e válvula de expansão de térmica, adequadoaos sistemas de refrigeração e de aparelhos de ar condicionado, entre outros modelos.
Cada tipo de válvula possui características muito peculiares, embora algumas tenham aplicações bem parecidas.Para exemplificar alguns dos modelos de válvulas no setor industrial, elaboramos um quadro de demonstração para identificar as funções de cada peça.
Válvula esfera – é um tipo de válvula rotativautilizada em instalações industriais. É amplamente aplicada em sistemas de tratamento de fluidos para o controle de fluxo. Estes tipos de válvulas rotativas são adequados para aplicações corrosivas.Elas são usadas nas indústrias, farmacêutica, química, borracha, papel e celulose, sistemas de tratamento de água, tecelagens e fábricas de processamento de alimentos.
Tipos de válvula esfera...