andre logistica
No Balanço Patrimonial deve agrupar as contas da mesma característica de mesma natureza,o que facilita a leitura do balanço.Assim é coerente somar o dinheiro em caixa com o dinheiro depositado em bancos pois caracterizam dinheiro disponível para a empresa;agrupar máquinas,veículos e equipamentos também tem significado pois são bem de vida longa útil.Da mesma forma é compatível agrupar no passivo:salários a pagar,fornecedores,impostos a pagar pois são contas que serão liquidadas(pagas) a curto prazo.Assim que se procede para se agrupar contas de natureza semelhante.
A legislação estabelece dois grupos de contas para o Ativo e três para o Passivo e Patrimônio Líquido.
Ativo
.Circulante
.Não Circulante
Passivo
.Circulante
.Não Circulante
.Patrimônio Líquido
Ativo
O Ativo representa todos os bens,direitos e valores a receber de uma entidade.
Ex : Duplicatas a Receber,Estoques,Móveis e Utensílios,Veículos,Edifícios,Terrenos,Máquinas entre outros.
Ativo Circulante:
Neste grupo são classificados dinheiro disponível(caixa e bancos) em poder da empresa e também os valores que serão transformados(realizados) em dinheiro a curto prazo.
Ex:Estoques e Duplicatas a Receber.
O Ativo Circulante é o grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo.É também conhecido como capital de giro pois seus itens se renovam.
Ativo Não Circulante-Realizável a Longo Prazo:Compreende itens que serão realizados em período superior a um ano ou de acordo com o ciclo operacional.Uma empresa que vender,por exemplo,um imóvel para receber em cinco anos classificará como Realizável a Longo Prazo.
Após o Realizável a Longo Prazo ,temos Investimentos,Imobilizado e Intangível,que são itens que dificilmente se transformarãop em dinheiro,pois não se destinam a venda.
Investimentos: Nada tem a ver com a atividade da empresa.Por exemplo:ações de outras empresas,obras de arte entre outras.
Imobilizado:Bens destinados a manutenção da atividade